SISU 2024: Inscrições, Vagas SISU, Nota de Corte, Resultado

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é uma plataforma digital desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC). Ela é utilizada por diversos estudantes brasileiros que participaram da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A plataforma serve para que se inscrevam em algumas instituições de ensino superior. Para tal, tal universidades precisam ter aderido totalmente, ou parcialmente, uma porcentagem destas vagas, usando a nota do Enem como forma de vestibular. Dito isso, separamos para vocês algumas boas dicas de como se inscrever para o SISU 2024, e mais. Ainda como notas de corte, vagas, e como verificar os resultados.

SISU 2024
SISU 2024

Inscrições SISU 2024

Não é possível se inscrever na edição do SISU 2024, até porque, os novos cadastros já se encerraram. Os mesmos foram realizados ainda no começo do segundo semestre deste ano. Siga as informações:

  1. Primeiramente, as inscrições foram realizadas dos dias 7 a 10 de julho
  2. O resultado das inscrições foi divulgado em um único dia: 14 de julho
  3. Posteriormente, as matrículas foram abertas para serem feitas de 16 a 21 de julho, apenas
  4. Assim como a lista de espera, que também teve uma semana exclusiva para tal; de 14 a 21 de julho
Inscrições SISU 2024
Inscrições SISU 2024

Conheça ainda outros programas estudantis: FIES 2024 Quero Bolsa 2024 Minha Escola Minha Vida 2024  PRAVALER 2024.

Como se inscrever no SISU

Se você quer se inscrever na plataforma feita pelo Ministério da Educação, para participar do SISU 2024, o processo é simples. Para tal, basta:

  1. Acessar o site oficial do SISU
  2. Uma vez já no site do programa, clique no link de “fazer inscrição”. Porém, sempre verifique antes se está na época de inscrições.
  3. Digite seu número de inscrição e senha do ENEM, quando você realizou o cadastro do mesmo, antes da prova
  4. Escolha dois cursos diferentes e duas instituições de ensino superior diferentes. Disso, você estará concorrendo a uma vaga nestas.
  5. Confira se precisará de cotas ou alguma outra especificação. Lembrando que dependendo do tipo de necessidade, você terá que comprovar sua solicitação.
  6. Envie seus dados
Como se inscrever no SISU
Como se inscrever no SISU

Vagas SISU

Na verdade, na hora de participar do SISU 2024, você já será obrigado a escolher o que quer estudar. Durante a inscrição do programa, será necessário preencher pelo menos dois cursos de seu interesse. Além de claro, duas instituições de ensino diferentes, que também lhe agradem. O programa atende a diversas grades e cursos diferentes.

Nota de Corte SISU 2024

É bastante difícil dizer quais são as notas de corte do SISU 2024. Até porque, isso varia muito das diversas instituições de ensino superior que adotaram o programa. Ao todo, foram mais de 10 universidades federais, por todo o Brasil, que divulgaram notas de cortes diferentes.

Na maioria dos casos, as próprias escolas costumam informar isso para os estudantes. Ou então, você poderá consultar essa informação no próprio site do SISU.

Nota de Corte SISU
Nota de Corte SISU

Resultado SISU 2024

Não há, uma data certa para a divulgação dos resultados. Na verdade, o SISU disponibiliza a informação de quando sairá as notas, logo após as inscrições serem feitas. Não costuma demorar muito tempo, até porque, em edições anteriores, foram lançados poucos dias após a abertura das inscrições.

5/5 - (1 vote)