NovoTec 2024: Como Funciona, Inscrições, Cursos

O NovoTec 2024 é um programa voltado para os alunos do ensino médio da rede pública de educação, ele oferece vários cursos que foram desenvolvidos para suprir as demandas no mercado de trabalho atual e a necessidade dos jovens por capacitação rápida e com retorno eficaz.

NovoTec 2024
NovoTec 2024

Como Funciona

Essa modalidade do Novotec o aluno faz o curso técnico integrado as aulas do Ensino médio, o curso é feito na Escola Estadual e no mesmo tempo em que estudam as disciplinas no Ensino Médio ( Manhã, Tarde ou Noite), nessa etapa dos 3 anos escolares, ao final do ensino o aluno já sai com o diploma do curso técnico e o certificado da conclusão do Ensino Médio.

Inscrições NovoTec 2024

Para se inscrever é preciso a pessoa ser a aluna de qualquer série do Ensino Médio e se inscrever no site do Novotec http://www.novotec.sp.gov.br. O Novotec é uma parceria da educação, a secretaria de desenvolvimento econômico e o centro Paula Souza que tem como objetivo preparar o estudante para o mercado de trabalho.

Inscrições NovoTec 2024
Inscrições NovoTec 2024

Veja também:

Cursos Novotec

Esse programa traz opções de vários cursos profissionalizantes para os estudantes de escolas estaduais.

o Novotec funciona em três modalidades, Integrado, expresso e virtual. Cada uma dessas modalidades possui sua carga horária específica, de acordo com a disponibilidade e interesse do aluno.

Confira a seguir detalhes da modalidade:

  • Novotec integrado: Nessa modalidade os estudantes irão fazer o curso técnico escolhido de forma que se integra com as disciplinas do Ensino Médio, ocorrendo no mesmo período do estudo.
  • Novotec Expresso: Essa modalidade é para cursos que tenham a carga horária de 200 horas/aula em um semestre e todo em formato presencial.
  • Novotec Virtual: Nessa modalidade as opções são de cursos Gratuitos online e é disponibilizado através de uma plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
  • Novotec Móvel: Nessa modalidade os cursos do Novatec vão até o aluno em unidades móveis, com duração de até 100 horas com duração de 1 mês.
Cursos Novotec
Cursos Novotec

Vagas Novotec 2024

O programa está aberto com 9 mil vagas em todo estado de São Paulo para 11 opções de cursos gratuitos disponibilizados pela instituição e ensino, a carga horária total desses cursos são de 90 horas em três meses de aulas com formato online e semipresencial, com essa oportunidade os alunos que buscam emprego logo após o término do ensino médio, com o programa Novotec ele estará apto a ingressar rapidamente no mercado de trabalho atual.

Instituições participantes

Além do centro Paula Souza, também tem outras instituições participantes do programa, como a Etec que é uma escola técnica estadual, a Faetec que é uma instituição pública fluminense de ensino médio, superior, técnico e profissionalizante e tem também a Univesp, que é a Universidade Virtual do estado de São Paulo, que oferece cursos semi presenciais e virtuais em universidade Pública no estado.

O Novatec chegou para facilitar a vida profissional do estudante e disponibilizar mão de obra técnica para o mercado de trabalho, um programa muito importante para os jovens que procuram um emprego rápido após sua formação no Ensino médio.

5/5 - (2 votes)