FIES 2025: Novas Regras, Inscrição, Aditamento, Boleto
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um dos maiores programas do país. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em 1999. Tem como principal objetivo financiar a graduação dos estudantes em instituições de ensino superior. Portanto, ela só é aplicada a universidades particulares, que possuem mensalidades. É necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos uma única vez, desde 2010. Dito isso, separamos para vocês algumas boas dicas sobre o FIES 2025. Desde como fazer a inscrição ao mesmo, até as regras, taxas e principalmente como consultar os resultados.
Informe-se ainda sobre: SISU 2025 ✔ PRAVALER 2025 ✔ Educa Mais Brasil 2025 ✔ ETEC 2025.
Inscrição FIES 2025
Se você deseja se inscrever no FIES 2025, precisará então seguir este passo a passo:
- Primeiramente, acesse o site oficial do FIES
- Posteriormente, realize sua inscrição no sistema SISFIES. Você passará por uma avaliação interna, e caso aprovado, terá 5 dias para efetuar sua inscrição, de fato.
- Você deverá validar suas informações, depois de ter efetuado sua inscrição, com sua instituição de ensino. Isso em um prazo de até 10 dias.
- Agora, basta assinar a contratação de seu financiamento. Isso claro, supondo que você está de acordo com as condições oferecidas.
Novas Regras do FIES
A partir do primeiro semestre de 2025, algumas novas regras e normas do FIES 2025 passarão a entrar em vigor.
- Uma delas é que a exigência de nota mínima do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seja superior a 400 pontos. Anteriormente, entretanto, bastava o estudante não zerar no teste.
- Além disso, todas as notas devem ter uma média das cinco provas do Enem, que sejam superiores a 450 pontos. Com isso, o sistema se torna muito mais rígido, e menos financiamentos serão liberados.
Aditamento FIES 2025
Para os que não sabem, o aditamento do FIES 2025 é simplesmente o processo de renovação do contrato do financiamento. Ele é revisado semestralmente. Todos estudantes devem fazer o aditamento, para que sigam dentro do programa. O mesmo deve ser feito por meio do portal do SISFIES, após solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).
As demais confirmações e checagens são inteiramente de responsabilidade do estudante. Então, cabe a você verificar se todos os dados, principalmente as cobranças geradas para o futuro, estão corretas. Caso não esteja de acordo, ou tenha algum erro, terá que entrar em contato com o CPSA novamente.
Boleto FIES
Caso você já esteja pagando seu financiamento do FIES 2025, e perdeu a data de uma fatura, não tem problema. Você pode gerar uma segunda via de pagamento no site da Caixa Econômica Federal.
O mesmo contém todo um setor do financiamento estudantil. Basta preencher seus dados de acesso, como CPF e senha, e entrar até a área de finanças. Na mesma, procure por faturas em aberto, e gere uma nova via.
Novo FIES 2025
O novo FIES nada mais é do que um “upgrade” em relação ao antigo modelo de financiamento estudantil. Até porque, ele divide o programa em várias modalidades, reduzindo os juros para zero, para quem mais necessita. O financiado terá seus limites de renda totalmente respeitados pelas instituições financeiras e até mesmo pelo Ministério da Educação.