FIES 2024: Novas Regras, Inscrição, Aditamento, Boleto

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) é um dos maiores programas do país. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) ainda em 1999. Tem como principal objetivo financiar a graduação dos estudantes em instituições de ensino superior. Portanto, ela só é aplicada a universidades particulares, que possuem mensalidades. É necessário ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pelo menos uma única vez, desde 2010. Dito isso, separamos para vocês algumas boas dicas sobre o FIES 2024. Desde como fazer a inscrição ao mesmo, até as regras, taxas e principalmente como consultar os resultados.

FIES 2024
FIES 2024

Informe-se ainda sobre: SISU 2024 PRAVALER 2024 Educa Mais Brasil 2024 ETEC 2024.

Inscrição FIES 2024

Se você deseja se inscrever no FIES 2024, precisará então seguir este passo a passo:

  1. Primeiramente, acesse o site oficial do FIES
  2. Posteriormente, realize sua inscrição no sistema SISFIES. Você passará por uma avaliação interna, e caso aprovado, terá 5 dias para efetuar sua inscrição, de fato.
  3. Você deverá validar suas informações, depois de ter efetuado sua inscrição, com sua instituição de ensino. Isso em um prazo de até 10 dias.
  4. Agora, basta assinar a contratação de seu financiamento. Isso claro, supondo que você está de acordo com as condições oferecidas.
Inscrição FIES 2024
Inscrição FIES 2024

Novas Regras do FIES

A partir do primeiro semestre de 2024, algumas novas regras e normas do FIES 2024 passarão a entrar em vigor.

  • Uma delas é que a exigência de nota mínima do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) seja superior a 400 pontos. Anteriormente, entretanto, bastava o estudante não zerar no teste.
  • Além disso, todas as notas devem ter uma média das cinco provas do Enem, que sejam superiores a 450 pontos. Com isso, o sistema se torna muito mais rígido, e menos financiamentos serão liberados.

Aditamento FIES 2024

Para os que não sabem, o aditamento do FIES 2024 é simplesmente o processo de renovação do contrato do financiamento. Ele é revisado semestralmente. Todos estudantes devem fazer o aditamento, para que sigam dentro do programa. O mesmo deve ser feito por meio do portal do SISFIES, após solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

As demais confirmações e checagens são inteiramente de responsabilidade do estudante. Então, cabe a você verificar se todos os dados, principalmente as cobranças geradas para o futuro, estão corretas. Caso não esteja de acordo, ou tenha algum erro, terá que entrar em contato com o CPSA novamente.

Aditamento FIES
Aditamento FIES

Boleto FIES

Caso você já esteja pagando seu financiamento do FIES 2024, e perdeu a data de uma fatura, não tem problema. Você pode gerar uma segunda via de pagamento no site da Caixa Econômica Federal.

O mesmo contém todo um setor do financiamento estudantil. Basta preencher seus dados de acesso, como CPF e senha, e entrar até a área de finanças. Na mesma, procure por faturas em aberto, e gere uma nova via.

Novo FIES 2024

O novo FIES nada mais é do que um “upgrade” em relação ao antigo modelo de financiamento estudantil. Até porque, ele divide o programa em várias modalidades, reduzindo os juros para zero, para quem mais necessita. O financiado terá seus limites de renda totalmente respeitados pelas instituições financeiras e até mesmo pelo Ministério da Educação.

5/5 - (1 vote)