4 Filmes brasileiros para se preparar para o Enem

As obras auxiliam os alunos a entender questões históricas importantes e sociais do próprio país.

Confira algumas dicas de filmes que podem ajudar você nos estudos e a passar no Enem, pois esta é uma forma interessante e muito atrativa de compreender os conteúdos, além disto, você aprende se divertindo, sem cansar e entende conceitos e fatos que podem parecer até mesmo complicados quando apenas se lê ou ouve falar sobre o assunto.

Inclua agora mesmo alguns destes títulos eu seus estudos.

Olga

Um filme incrível, que retrata o período de Intentona Comunista, um movimento que é liderado junto da ANL – Aliança Nacional Libertadora, algo contrário ao governo de Vargas. Olga Benário foi uma judia que nasceu na Alemanha e treinada para lutar a favor do comunismo na União Soviética, lugar onde conheceu Luís Carlos Prestes.

O filme foi dirigido por Jayme Monjardim mostra grandes dificuldades que o casal enfrenta. Além disto, Olga é enviada para Alemanha, em plena época nazista. A chegada no Campo de Concentração de Ravensbrück é uma das cenas mais marcantes do filme.

O Dia que Durou 21 anos

Um documentário histórico bastante interessante chamado “O dia que durou 21 anos”, dirigido por Camilo Tavares, revela os áudios sigilosos de telefonemas da Casa Branca e de documentos secretos entre as relações de Estados Unidos e Brasil durante o Golpe de 64. O documentário é dividido em três episódios de 26 minutos cada um, além disto, o documentário mostra a influência dos presidentes Jonh F. Kennedy e Lyndon Johnson no processo de golpe militar, época que João Goulart comandava o Brasil e tínhamos um período histórico sombrio. Além disto, o filme revela em que medida a CIA esteja envolvida com o cenário político quando o plano para tirar Jango do poder foi devidamente executado.

 

Central do Brasil

Conforme dados do IBGE o fluxo migratório do Brasil ocorre de forma muito mais expressiva do Nordeste para o Sudeste. E no ano de 2013, a Bahia por exemplo, foi o estado que mais perdeu número de população.

São Paulo por sua vez, foi o estado que mais recebeu novos residentes, e para que fosse possível retratar este cenário, a sugestão de filme é o interessante e premiado Central do Brasil. O filme que foi dirigido por Walter Salles, ganhou o Urso de Ouro em Berlim, e o Globo de Ouro de Melhor filme estrangeiro e mais uma dezena de prêmios. Este filme ainda foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e rendeu para Fernanda Montenegro a disputa de melhor atriz.

Que horas ela volta?

Este é um filme que fala sobre os contrastes brasileiros. Nele temos Val, que é uma pernambucana que precisa deixar a sua família no nordeste para buscar emprego em São Paulo. Ela então passa a morar na casa dos seus patrões e auxilia na criação de Fabinho. Após 10 anos sem ver a sua filha, Jéssica decide morar com a mãe para se preparar para o vestibular em uma cidade que possui mais oportunidades. Quando ela chega, acaba questionando algumas diferenças sociais. O filme é dirigido por Anna Muylaert, esta que dá uma incrível aula de sociologia e faz uma crítica social muito interessante a forma como a classe média trata os seus empregados.

A dica destes interessantes filmes é dos professores de uma plataforma de educação á distância chamada Stoodi, o que montam uma listagem de filmes brasileiros para compreender da melhor forma possível as questões históricas e sociais do país. Agora é a hora de dar uma olhada e incluir estes títulos em sua preparação tanto para o Enem como para os vestibulares que estão por vir.